segunda-feira, 8 de maio de 2017

Minha filha quer ser artista, e agora?




Sempre ouvi dizer que vida de artista não é fácil, mas nunca havia lido nada sobre a vida de mãe de artista, por isso estou tendo que aprender na prática essa  nova “profissão”, e a convite de uma amiga resolvi compartilhar um pouco dessa experiência. Sou Daniele Santos, 32 anos, formada em comunicação social e atualmente “mãe de artista”.
Desde os 2 aninhos minha filha chamava atenção por onde passava por ser muito comunicativa e sempre ouvia as pessoas falarem “ Essa menina tem que ir para TV”.
Nunca dei ouvidos, ate que aos 3 anos ela me disse que queria aparecer na TV. Filmei ela, liguei a câmera na TV e disse, “ Pronto agora você está na TV”  . E ela me disse “ Não só na minha TV, quero aparecer na TV de todo mundo” .
Como alguém aos 3 anos de idade pode saber que quer aparecer na TV de todo mundo. Eu aos 3 anos mal sabia falar.
Como mãe , a gente nunca ouve um pedido de um filho e ignora, a gente pode ate não saber como fazer para atender o pedido mas aquilo fica ali martelando em nossa cabeça entre outras milhões de pendencias já existentes em nosso cérebro. Quando o pedido é mensurável é mais fácil, por mais fácil caro que seja você pode programar mesmo que atenda esse pedido daqui a anos. Mas e quando esse pedido não depende de você ? E quando você não tem a mínima ideia do que fazer para começar?
Ela assistia semanalmente o Programa do Raul Gil, e via as crianças se apresentando dançando e cantando, então pensei, talvez o Raul Gil seja uma forma de atender essa vontade de aparecer na TV. Tá, mas como? Como chegar na produção de um programa nacional sendo eu de família simples do litoral de São Paulo, sem conhecer ninguém desse meio?
Da forma mais óbvia porém menos provável resolvi entrar no site do SBT e fazer uma inscrição, enviei um vídeo caseiro dela cantando e dançando e enquanto enviava pensava,” ninguém ver isso aqui”. Mas viram, e chamaram ela para participar do programa.
Foram 3 participações ate que a produção da novela entrou em contato para um teste, e o resultado é que ela ganhou a personagem Adriana da novela Carinha de anjo. Um verdadeiro presente. Ela não só apareceu na TV como está no ar de segunda a sexta as 20h30 em rede nacional. Sorte ou destino ? Não sei! Sei que não ignorei um pedido da minha filha e fui atrás do meu jeito, do modo que meu coração de mãe  guiou e deu certo.
Teoricamente sonho realizado, porém ela gostou demais e já afirmou que é isso que ela quer para vida toda.
E o que aconteceu comigo a partir dessas mudanças?
Gente, deveria realmente ter um manual para as mães dos artistas mirins. Enquanto estamos lutando pelo sonho deles não percebemos que talvez para que eles se tornem realidade muitos dos nossos, serão anulados. Para viabilizar esse sonho dela, tive que largar o emprego que estava há 12 anos, mudar de cidade, ficar longe de todos os meus familiares. Eu era coordenadora de marketing, que trabalhava mais de 10 horas na empresa (fora as horas trabalhadas em casa), que monitorava planilhas de metas, que organizava eventos , que jamais havia imaginado sem trabalhar fora. Por um lado pensei no lado bom, que teria mais tempo com a minha filha, poderei ser uma mãe mais presente. Tudo realmente lindo se na prática fosse assim .
Além das funções de mãe e dona de casa que já tinha, mesmo trabalhando fora, me deparei com uma nova profissão, “mãe de artista”. Profissão não remunerada, sem direitos trabalhistas, que você trabalha por volta de 20horas por dia, que não há ninguém para te ensinar, pois mesmo que existam pessoas com experiência no cargo elas não podem te ajudar muito pois cada caso é único.
Mari nasceu com esse dom e com essa vontade de ser artista, mas e eu?
Vocês não tem ideia. Se antes eu achava que não tinha tempo para as coisas, hoje me deparo dormindo no máximo 5 horas por dia. Como vocês sabem, a Mari não lê, então eu também tive que buscar o meu lado atriz para ler, interpretar e repassar para ela. Mari faz aula de canto, ela adora cantar, porem nessas aulas há exercícios diários para fazer em casa, essa tarefa é minha também. Não temos dinheiro para ter assessora, produtora ou empresária então essa função ficou para a pessoa que mais ama ela no mundo, no caso eu. Busco oportunidades, faço parcerias,  negocio eventos, organizo a agenda que embora pareça pouco ninguém faz ideia sem vivenciar isso na pele. Ela vai de manha para escola, chega em casa toma banho, almoça e vai para o SBT. A noite ela divide entre fazer as lições da escola  e decorar os textos da novela. Aos finais de semana ela geralmente está em algum evento, seja pessoal ou profissional. As vezes me perguntam se ela tem tempo de brincar. Tem, mas pouco. Ela brinca nos intervalos das atividades que descrevi acima, mas isso não me preocupa pois tudo que ela faz trabalhando, para ela é tudo uma grande brincadeira.
 A novela em breve acaba, mas essa vida não, pois essa carreira, assim como todos é aprendizado constante e estudo para sempre. Exceto que em algum momento ela não queira mais fazer isso, essa será nossa rotina daqui para frente. Quando a novela acabar esse horário vago será substituído por outras atividades relacionadas.
Importante lembrar que a “mãe de artista” acompanha diretamente em todas as atividades da artistas, sobrando apenas o horário noturno e madrugada para realizar outras atividades.
Tudo isso é bem corrido para ela, e isso porque ela ama o que faz, fico pensando naquelas crianças que fazem tudo isso por escolha de seus pais. Mas ainda sim a vida dela é corrida por uma opção dela, ela quis ser artista. E eu ? Nunca pensei nessa “profissão” para minha vida, tão pouco a conhecia.  Estou na prática aprendendo entre erros e acertos, evoluindo como mãe, como ser humano e até como profissional, pois já que essa é minha atual profissão eu levo a sério, e aplico todo meu conhecimento profissional anterior no que hoje é possível. Assim me sinto mais útil, mais feliz e até realizada já que abandonei minha profissão.
E não para por ai, daí você se depara com milhares de mães te pedindo ajuda, conselhos de coisas que nem você aprendeu direito ainda. Assim como o nome desse blog “maternidade sem regras” , digo que nesse segmento também não há regras, ninguém mais do que a mãe sabe o que é melhor para seu filho. Você sempre vai escutar palpites , mas cabe a você escolher o que é melhor para seu filho, até que ele mesmo possa fazer isso.
 A única dica que deixo é que só corra atrás se realmente isso for uma vontade do seu filho. Saiba separar uma vontade dele da sua. Essa vida é corrida, desgastante,  nem sempre é justa, e se já não gostamos de injustiça imagina quando o assunto é nosso filho, então se for o sonho dele mergulhe de cabeça, e se nada acontecer lembre-se que são apenas crianças.
 Há uma vida inteira para eles serem o que quiserem, e o que eles precisam saber é que podem contar com sua mãe independente de seus sonhos e escolhas.

10 comentários:

  1. Lindo texto e linda história, valeu a pra largar tudo por ela, pois a Mari é uma verdadeira artista, gosta do que faz! Todo esforço vale a pena! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maternidade sem Regras8 de maio de 2017 às 18:20

      A Mari, é uma figura!! E merece todo sucesso!!!Ainda vamos ver falar muito dela ;)

      Excluir
  2. Nossa me coloquei no lugar da Dani. Mulher guerreira. Tem meu respeito e admiração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maternidade sem Regras8 de maio de 2017 às 18:20

      Muita garra, para realizar essa conquista!!!

      Excluir
  3. Parabéns Dani... ainda não cheguei tão longe com minha filha mas estamos na luta pois a Emily ja faz catálogos mas tbm quer cantar e atuar...rs O que nã fazemos para ver nossos filhos feliz neh... mas e gratificante, nossa felicidade vem a cada sorriso de nossos pequenos. 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maternidade sem Regras8 de maio de 2017 às 18:21

      Fazemos de tudo para nossos filhos!!! Muito sucesso para a sua pequena!!!

      Excluir
  4. Uau, poderia largar tudo pra ser escritora tbm! Kkkkkk amo vcs! Contem comigo sempre, estou aqui pra apoiar e dar todo suporte que for preciso. ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maternidade sem Regras8 de maio de 2017 às 18:22

      Também, concordo que a Dani, deveria escrever mais!! :)

      Excluir
  5. Me identifiquei muito! Parabéns pela história linda da Mari que está apenas começando. Sucesso na vida de vocês!♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maternidade sem Regras8 de maio de 2017 às 18:23

      Muito sucesso, para a Mari!! Ainda vamos ver a sua estrela brilhar muito!!!

      Excluir

Como uma grande parte das mães da minha geração, me formei, trabalhei,casei,  viajei...e depois mesmo sabendo que não tinha realizado t...

Postagens Anteriores